Bom dia meninas!
Ontem tive algumas perguntas sobre os chás, então fui pesquisar, descobri tanta coisa que não sabia:
O chá é uma bebida preparada através da
infusão de
folhas,
flores,
raízes de chá, ou
Camellia sinensis (a única considerada como o chá verdadeiro, apesar dos outros tipos também utilizarem o nome de chá) um arbusto ou uma pequena árvore de dois metros, nativa do sudoeste da Ásia e cultivada nas regiões tropicais e subtropicais do mundo.
Essa pequena árvore dá flores que tem 7 a 8 pétalas de cor branco amarelada. As sementes dão também um óleo.
O chá, além de ser rico em vitamina k, possui vários compostos polifenólicos. Polifenol é uma substância presente em uma maior quantidade nas cascas de frutas e tem propriedade antioxidante. Os polifenóis são flavonóides do tipo catequina.
Geralmente é preparada com
água quente. Cada variedade adquire um sabor definido de acordo com o processamento utilizado, que pode incluir
oxidação,
fermentação, e o contato com outras
ervas,
especiarias e
frutos.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE CHÁ
Existem quatro categorias básicas de chá que são classificadas de acordo com a maneira que são produzidos.
1-
chá branco-Feito de folhas muito jovens ou até mesmo de brotos que passam por um processo de fumegação (vapor) imediatamente após serem as folhas colhidas, o que inativa a enzima que degrada os polifenóis e voltam depois a serem secas. Consequentemente o chá branco tem o maior conteúdo de catequinas, entre todos os chás.
2-
chá verde-As folhas extraídas são primeiro secas no ar, depois são fumegadas no vapor, enroladas e voltam a serem secas durante um a dois dias.
3-
chá preto- é o mais processado.Depois da colheita, a folha é esquentada para que o óleo e as enzimas saiam e então é deixada para fermentação. Ao se alcançar o sabor final desejável, para-se o calor e é então seca ao ar.
4-
chá Oolong- As folhas são semifermentadas para que fique entre o chá verde e o preto. É muito usado nos restaurantes da China pelo seu efeito facilitador da digestão.
A CAFEÍNA NO CHÁ
A cafeína do chá tem um efeito mais suave no corpo do que a cafeína do café, porque no chá a cafeína está ligada a taninos, o que assegura uma liberação mais suave e prolongada e se ingerido em quantidade moderada ajuda a digestão e é antidiarreico.
Quanto menor é a folha de chá maior a quantidade de cafeína. Um copo comum de 180 mg de chá verde contém aproximadamente 30 miligramas de cafeína, um de chá preto tem aproximadamente 40 miligramas, um copo de café preto tem 100 miligramas de cafeína. Quanto maior o tempo de infusão em água do chá verde ou preto, maior o conteúdo de cafeína.
O chá verde não fermentado tem 1/3 da quantidade de cafeína e o chá semi fermentado possui ½ do conteúdo de cafeína quando comparado ao chá fermentado (preto).
NÃO CONTÉM CAFEÍNA:
Chá erva-cidreira ou capim limão, camomila, erva-doce, melissa, mulungu, flor de laranjeira, folhas de maracujá.
DOSE
Para se obter uma quantidade adequada de polifenóis, deve-se tomar uns 4 copos de chá verde por dia ou então 100 mg do extrato em cápsulas.
EFEITOS COLATERAIS
A maioria dos efeitos colaterais do chá verde é resultado do seu conteúdo de cafeína. A maioria dos suplementos de chá verde tem muito pouca cafeína, cerca de 5 a 6 mg em pílulas de 250 mg entretanto uma xícara do chá fermentado contém cerca de 40 mg de cafeína.
Se uma pessoa bebe uma grande quantidade de chá fermentado pode sentir os efeitos da cafeína como falta de sono, irritabilidade, palpitação, tontura, diarréia ou perda de apetite.
Para se ter o efeito benéfico do chá verde sem a cafeína, dever-se procurar o chá descafeinado em cápsulas.
Pessoas que fazem uso de medicação anticoagulante devem também tomar cuidado com a ingestão do chá verde, pelo seu alto conteúdo de vitamina K.
Medicações alcalinas como os antiácidos, podem ter a sua absorção retardada, pela presença de taninos no chá verde .As principais plantas que contêm o princípio ativo cafeína são:
Chá Mate: folhas e talos da Ilex paraguariensis.
Café: sementes da Coffea arabica.
Cacau: frutos da Theobroma cacao.
Guaraná: frutos da Paullinia cupana.
Cola: Cola acuminata.
Na linguagem popular referem-se como "chás" variadas infusões e tisanas de ervas, quando na realidade, o chá é uma infusão de folhas secas proveniente de uma camélia (Camélia sinensis), originária da China. A diversidade de aromas, cores e sabores dos diferentes tipos de chás dependem das regiões de origem, o tipo de folhas, e as selecções que constituem os lotes.
COMO PREPARAR
Coloque a quantidade de água indicada para ferver.
Coloque a erva na vasilha (louça, vidro, inox, com tampa) geralmente é usada uma colher de sopa da planta desejada, para uma xícara de água.
Após ferver, despeje a água em cima da erva.
Tampe a vasilha e deixe amornar.
Coe e tome como recomendado.
Essa é a maneira mais conveniente para o preparo do chá de folhas, flores e talos tenros.
As sementes, algumas raízes e certos talos mais espessos necessitam, às vezes, permanecer em fervura por 2 a 3 minutos.
fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cháhttp://dinakaufman.com/artigos/cha-verde/Mesmo um "aparentemente inofensivo" chá, pode trazer efeitos colaterais, então nunca é demais consultar um médico, e usar os chás apenas como aliados e não somente como unica alternativa, a não ser com ordens médicas.Desculpem o post enorme, más resumi o máximo que pude para não ficar cansativo, contudo, haviam paragrafos que não poderia deixar de escrever aqui.
Um ótimo dia pra vocês.