quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PRECONCEITO

Oi Meninas, bom dia!


Vou pegar um gancho no post da K.R. porque fiquei indignada com o relato sobre o que anda acontecendo na escola onde o filho dela estudada. Puro preconceito, bulling, omissão de quem deveria combater tudo isso, a história está relatada no blog dela
http://minhanadamolevida-kr.blogspot.com/2009/09/absurdo-leiam-divulguem.html , leiam todo relato lá, é pra se refletir, é para se pensar no quanto somos importantes na educação de nossos filhos, e os professores na educação de seus alunos.

Sei bem o que é isso, tenho uma sobrinha com Sindrome de Down, ela tem 10 anos, e aos 6, qdo chegava ao colégio, uma garotinha da mesma escola veio toda sorridente ao seu encontro e a abraçou toda feliz por ela ter chego, más a mãe dessa menina a puxou pelo braço, como se ela fosse pegar uma "doença". Ou seja, a mãe, que deveria educar, está colocando preconceitos na cabeça da menina, que nasceu pura, sem preconceito, sem malícia, sem pecado...
Com relação ao relato da K, sabemos que vamos enfrentar o preconceito a vida toda. Más não vamos permitir que uma "professora" mal preparada e uma "diretora" que deveria ser melhor preparada ainda, continuem a "ensinar" isso nas escolas. Sim a omissão tb é uma mostra do preconceito, eu não vou me omitir.
Uma professora que conheci, me disse que as mães dessas "crianças com problema" (que fique bem claro que isso foi a expressão dela e não minha, pq pra mim quem tem problema é ela) são todas muito folgadas, que não deveriam colocar as crianças em escola "normal". Que elas prejudicam as outras crianças, e que as mães ficam brigando p/ conseguir vaga e as crianças atrapalham a aula.
Eu disse a ela que, primeiro o que é ser normal? Segundo, conviver com o diferente de vc é um direito a todas as crianças, sejam elas, gordas, magras, brancas, pretas, ocidentais, orientais, especiais, ou não. Terceiro, insistir por uma vaga, é um direito e DEVER de cada mãe para assegurar a educação de seu filho. Quarto, é uma pena que professoras tão despreparadas, não se deiem o direito de aprender, sim, APRENDER, pq não acredito que educação seja uma moeda de um lado só, tem que ser uma troca, eu ensino para meu aluno, e aprendo com ele o que eu ainda não sei (por exemplo, aprender a respeitar o outro, independente se ele se parece comigo ou não). Essa dita professora, nunca mais levou seu filho no futebol(ele jogava com meu filho).

Sei que é necessário preparar os professores melhor, nem sempre eles conseguem lidar com todas as personalidades. Salas lotadas demais também atrapalham. Más isso não é culpa da mãe,e tão pouco de uma criança especial, é culpa em parte do governo, que tem o dever de treinar seus professores, fazer campanhas de inclusão social e zelar pelo seu cidadão, e na outra parte da culpa, está da educação que se aprende em casa.

Hoje, minha sobrinha continua estudando em uma escola que não é para crianças especiais.
Ela convive também com crianças especiais na sua escola, no seu bairro, no seu balé, más ninguém é igual a ela, porque não existe ninguém igual a você. O NORMAL É SER DIFERENTE, O ANORMAL É TER PRECONCEITO.



Consulte o site http://www.serdiferenteenormal.org.br/ , lá você pode colocar uma fotografia sua e ver como você ficaria se tivesse a Sindrome de Down. Têm também um Manifesto (onde a sindrome de down foi escolhida pelo Instituto Meta Social para representar o símbolo do desejo de sermos todos respeitados)

Quero aproveitar e agradecer a todas as pessoas professores, pais, avós, etc que se informam, se livram dos preconceitos, e dão a seus filhos, alunos, etc, uma palavrinha que deveria ser enorme se acompanhasse seu significado: EDUCAÇÃO.

Bjs

13 comentários:

  1. O Pior é saber que muitos professores são preparados pra lidar com crianças especiais enão cumprem oq deveriam, esse é o pior preconceito, ninguém está livre de ter um filho com necessidades especiais.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Rose,
    segui o link, li o post e fiquei muito triste... vou copiar aqui o comentário que deixei pra KR...

    "Segui o link no blog da Rose e fiquei indignada com tal situação.
    Infelizmente as pessoas ainda são preconceituosas e mau informadas com relação a certas condições.
    É lamentável ver uma cena como essa nos dias de hoje... nossas crianças são o nosso espelho... que tipo de pai e educadores são esses?"

    Xero

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo mesmo... lidar com as diferenças é algo que falta muito nos jovens de hoje, não somente jovens... e todo tipo de preconceito é inaceitável... todos somos diferentes em determinado ponto, seja físico ou mental...
    Bjos querida e uma quinta maravilhosa pra vc...

    ResponderExcluir
  4. Rose se lutarmos essa realidade um dia vai mudar tem que partir de cada um e temos que abrir os olhos desses cegos preconceituosos!

    ResponderExcluir
  5. Rose do céu...tô tremendo de Nervoso...a reunião da escola do meu filho acabou agora pouco...vc sabe que uma mãe chegou a culpar a criança especial...e a mãe dele???? mas ou menos como vc comentou no seu Blog...chamando a criança de folgada??...Depois que criar fôlego vou contar como foi...mas falei..há falei!!!

    * Outro assunto: É em Praia Grande que eu moro, eu tbm usei uma pinça bem comprida e fininha na ponta ( testei primeiro pegando um tic tac com ela), tinha guardado o feijão...mas vc acredita que ele jogou fora??? tinha medo que eu mostrasse p/ a professora...rsrs

    OBS: Tava tão louca que publiquei o comentário p/ mim mesma...rsrs tive que deletar..... kkkkk

    ResponderExcluir
  6. oi rose tdo bem?bom comecei a seguir teu blog hoje achei ele muito interesante espero que vc siga o meu tambem ta bjos....

    ResponderExcluir
  7. oi Rose, olha é dificil mesmo, mudar a cabeça das pessoas que se acham donas da razão, obrigada pelo comentário

    bjs e avante

    ResponderExcluir
  8. Muito triste tudo isso... mas sinceramente, o verdadeiro professor não tem preconceito nenhum... esses que se recusam a aprender e aceitar que todos temos diferenças, tb não servem para ensinar... penso assim pq estudei muito sobre essas coisas!
    Bjinhos e esse foi um ótimo post!

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga,
    que coisa mais triste, nossa, lamentável mesmo. Quanta pobreza de espírito... afffe. Mas foi ótimo esse seu post, as coisas que escreveu, a reflexão.

    Ei, mas mudando o assunto, não tá dando conta da casa?? Rose, tem que fazer um pouquinho por dia, aí dá certo. Parece pouco 15 min, mas se pegar esse tempo, marcado no relógio mesmo, e a cada dia ir arrumando uma coisinha aqui, outra ali, a coisa anda!!! :D
    (deixei um comentário lá num post mais pra baixo, aquele com as fotos das comprinhas de farinhas e grãos... fiquei emocionada que falou de mim :D).

    bjosss

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post!
    Ainda bem q no meio de pessoas assim existem pessoas como vc!
    Na minha família tem uma pessoa com Esquizofrenia, tbm somos alvo de preconceitos, sabe achei ótimo ter passado na novela Caminho das Índias sobre isso, talvez as pessoas entendam e comece a ter um pouco de respeito. O mesmo com o seu post de hoje, talvez pessoas preconceituosas, pobres de espírito leiam e comece a raciocinar melhor!
    Um beijão

    ResponderExcluir
  11. Não da pra acreditar q hoje ainda existem pessoas assim, nossa isto é horrível. Abraço amiga!

    ResponderExcluir
  12. Como vc sabe, já passamos por isso aqui em casa. E realmente é muito triste sabe? Vc fica impotente... não podemos obrigar ng a pensar como nós. Podemos sim, passar para nossos filhos nossos príncipios. E fazer como vc em mostrar sua indignação,
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  13. no colegio onde eu estudava tinha uma classe de alunos especiais, muitas vezes pegávamos um menina que tinha uma "mania" (não sei bem a palavra) de ficar mordendo os dedos da mão até sangrar! aí a gente avisava a professora e ela dizia que era normal... nem para acalmar ou perguntar o que ela tem essa professora se prestava! Bjus bom findi!!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, essa é a maior força que você me dá.