quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SIM, EU SOU VICIADA.

Ocupar a cabeça com assuntos que não me elevem a rotina do dia a dia, talvez essa seja a fórmula mágica para que eu não me sinta tão aflita e só pense em emagrecer, emagrecer, emagrecer. Sim, esse é o assunto que eu penso o dia inteirinho e as vezes até nos sonhos. Chega, não aguento mais. No dia em que eu conseguir me alimentar sem medo, sem ficar tão bitolada, com menos ansiedade, com mais objetividade (matar a fome fisica), talvez eu consiga mudar de vez meu peso.
Há alguns anos atrás, quando nem gorda eu era, más me achava uma baleia, eu comia por obrigação. Não sentia nenhuma vontade em almoçar, ou jantar, queria mais é tomar um simples copo de suco de laranja, substitindo meu jantar porque não queria perder meu tempo comendo...não tinha medo de estar desnutrida, não me importava nem um pouco em acordar e pular o café da manhã e só almoçar um sanduiche rapidinho antes de ir a faculdade...ai, um dia engravidei, e ouvi do médico:
_Trate de comer direito, seu filho precisa disso.
Tá bom, ele só esqueceu de me avisar que comer vicia. Eu realmente não estava nada preparada para começar a comer "direito", nem sabia que eu não comia assim. Será mesmo que eu estava errando?
Tá certo, eu admito, eu sou VICIADA, viciada em comer, compulsiva, extressada, ansiosa.
Quando era criança, minha mãe me obrigava a comer até o ultimo grão de arroz do prato, ás vezes ficava horas e horas sentada à mesa até conseguir terminar. Eu ainda conseguia terminar primeiro que meus irmãos, eles começavam pela mistura, depois o arroz e feijão, que eles não gostavam muito, não cabia mais na barriga, ela fazia um pratão pra gente, eu começava pelo arroz e feijão porque sabia que se fosse ao contrário, não sairia da mesa de jeito nenhum, depois comia a mistura. Me lembro que meus irmãos até choravam porque não queriam, más não tinha jeito, minha mãe separava a comida deles em porções, como se fossem vários bolinhos no prato, começava a contar cada um, e oque caisse no número dez, teriam que comer, até terminar.....
Não condeno minha mãe não. Meu avô obrigava ela e os irmãos a comer também, e ela achava que isso era o certo, quando foi para o colégio de freiras, também não podia deixar nadinha no prato. Ela disse que eles tinham pouca comida em casa, na realidade carne era raro, más legumes sempre tinham porque ele plantava. Ela e meus tios odiavam jiló, e quando reclamavam que não queriam, meu avô colocava mais no prato deles.
Talvez essa obrigação de comer tudo me afastou da comida, e talvez essa mesma obrigação me trouxe de volta a comida hoje.
Há pouco tempo atrás, vocês devem se lembrar que meu filho caçula não se alimentava, ele só comia macarrão e mais nada, confesso que algumas vezes eu tive que me segurar para não obriga-lo a comer, más logo me vinha a mente o quanto eu não gostava de comer forçada. Graças a Deus, meu filho está se alimentando melhor, tem dia que até repete a comida. Más uma coisa é certa, tem dia que ele diz:
_Eu não estou mais com fome mamãe, não quero mais.
Nesses momentos fico pensando o quanto eu gostaria de ser assim, comer só por fome, e parar quando a fome acabar.
Minha relação com a comida é uma estrada longa, para todo o sempre, tenho que aprender a controlar a minha mente, meus desejos, minhas vontades. Como se controlar quando a comida está sempre a mão? É difícil, más quem disse que seria fácil, tenho que comer, comer direito, más não posso exagerar, difícil para uma viciada.
Não, não estou aqui dizendo que estou errando, realmente não estou, estou me comportando muito bem, comendo certo, me cuidando, más sou viciada sim, e todo viciado precisa exercitar sua mente, saber que ele nunca estará curado, qualquer deslize o levará a ficar doente de novo, más que ele pode sim, conviver com isso, sabendo que ele tem que viver um dia de cada vez, minuto a minuto, sem medo, com determinação, força de vontade, atitude, sim eu vou conseguir, só por hoje.

Bom dia pra vocês.

10 comentários:

  1. SIM, só por hoje, é assim que devemos ser, um dia de cada vez e o grande passo vc já deu que é reconhecer o que precisa, então segue firme! e vamos que vamos;
    Beijos e ótima quarta!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto! Acho que é assim com a maioria...

    Precisamos nos controlar!! Dia após dia.

    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Tudo q vc disse é a pura verdade, qdo era criança minha mãe tbém obrigava a comer tudinho, tudinho e não deixar nada no prato.. E hoje estou na luta para parar de comer...kkk..bjss e um otimo dia..

    ResponderExcluir
  4. Rose minha amiga,seu post é bem verdadeiro
    Somos acostumados a não desperdiçar e isso acaba por ficar em nós por muito tempo
    Eu estou lendo um livro um livro muito legal
    Não sei s evc já viu ele por aí na blogosfera, chama-se "Magra? Não! Gorda em recuperação"
    Muito legal sabe? É auto biográfico e a autora emagreceu bastante, e dá ndicas e conta como foi..
    Teve uma parte q me chamou muito atenção, a de comer os restinhos, no meu caso da Mari, por sempre achar qera desperdício jogar fora, eu poderia comer e tal, colocava tudo pra dentro, as vezes até bala mastigada rsrssó mãe mesmo rsrs
    O trecho dizia mais ou menos assim: " Tudo vai para o lixo, a diferença de se vc comer os restos é q esse vai para o esgoto mas antes passou pelo seu corpo e te engordou"..Tão simples,todo mundo sabe disso mas eu nunca tinha pensado assim,me abriu os olhos, desde q li não como mais os restinhos da Mari rsrs.
    se vc quiser dá umaolhada, dá pra baixar no site da autora q é esse:
    http://www.gordasemrecuperacao.com.br
    Vale a pena meeesmooo,ainda não li tudo, aliás tem uns dias q não abro o arquivo,me cansa ler tanto no pc, só os blogs q não hehehe,mas quero muito voltar a ler.

    Rose, vai dar tudo certo

    bjinhus

    ResponderExcluir
  5. Oii Rose!!!
    Ufa que texto lindo define bem o meu sentimento é assim as vezes tbm e digo na maioria delas...
    Bjoks tudo de bom!

    ResponderExcluir
  6. Oi Rose
    Amiga vc não imagina como estou me sentindo protegida em saber q vc e a Dani vem me salvar congelada no parque...rsrsrsr...por estas e outras q adoro vc mulher.
    Nós somos viciadas sim, tudo q vc escreveu acontece comigo, penso em dieta e comida 24h e se como algo q não devia me bate uma culpa danada, mas sabe oq notei durante tantos anos de engorda e emagrece, eu nunca vou ser normal, quando eu paro de pensar em dieta, em balança, em comida eu volto a engordar, agora estou tentando me acostumar com tudo isso na minha vida 24h, sei q nunca vou ser normal, nem me tratando com psicologa eu vou sair desta..Haaa leia o livro q a Dani falou, estou lendo é otimo mesmo, até acho q te mandei ele por e-mail no sabado, da uma olhada lá.
    Uma bela noite minha amigona
    Beijãooo

    ResponderExcluir
  7. Oi.Rose, bem falando de artesanato eu gosto de tudo, adoro ponto cruz, croche, pintura em tecido, decoupage, tentei fazer bijuteria, já pintei tela..agora estou querendo fazer o curso de pintura country. Vc faz tbém?? bjs

    ResponderExcluir
  8. Rô,

    vc sabe que não lhe faz nada bem ficar pensando constantemente no emagreciemnto, né? Isso acaba lhe tornando ansiosa e preocupada e consequentemente, levando a compulsão.
    Amiga, esse processo precisa ser sadio, sem neuras. Tem que fluir naturalmente para poder ter o efeito desejado.
    Não se sinta "prisioneira" dos maus habitos - se sinta como um aluno em classe, buscando estudar, conhecer, descobrir e se empenhando a aprender cada dia mais, para que assim, num futuro proximo, vc já saiba o assunto de cabo a rabo, sem precisar do auxilio do livro.

    Fique bem, tá?
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. tudo o q vc relatou, acontece comigo, eu sofro muito, muito mesmo. e muito difícil.

    ResponderExcluir
  10. Olá também sou viciada em comida :s
    Têm algum conselho para mim ?
    Beijinho

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, essa é a maior força que você me dá.