quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Quem ensinou meus filhos a comer assim?

Bom dia!
Analisando a minha vida, cheguei a algumas conclusões:
Qual a responsabilidade que os pais tem na alimentação dos filhos?
Eu acho que toda responsabilidade.
Quando eu era um bebê recebia mamadeira com engrossante (Maizena mesmo), minha mãe teve três filhos, um atrás do outro e não podia amamentar muito tempo, porque logo engravidava. E bebê saudável é bebê gordo (na cabeça dela e de um montão de gente até hoje).
Quando criança, só poderia sair da mesa quando não restasse nem um grão de arroz no prato, e éra muita comida, não era pouco não, acho que ela colocava no prato mais do que como hoje com a RA.
Lembro que meu irmão, na época o caçula e filho número três, tinha muita dificuldade para comer, ele não queria, e ficava mais de uma, ou duas horas sentado na mesa chorando que não queria.
Quantas vezes você ouviu ou pronuncio a frase:
_Que lindo, comeu tudo!
Ou a frase:
_Só vai ganhar chocolate, ou passear se comer tudo!
Ou então:
_Para de chorar que te dou um doce!
_Que linda, deu os primeiros passinhos, vai ganhar um chocolate!
Pois é, são essas coisas que entram na mente da gente quando criança, e nosso cérebro acaba computando como sendo o certo a fazer.
Estava outro dia almoçando com meus irmão(são três ao todo), e percebi que assim como eu, eles não deixam nem um grão de arroz no prato, já meu marido (magro e de família diferente é lógico), pegou pouca comida, e deixou mais de uma colher de arroz no prato, deixou até um pedaço de carne, se levantou, jogou tudo no lixo......percebi que isso tem haver sim com a educação, com o ensinar o seu filho a comer, ensiná-lo a não pegar muita comida e comer o quanto te satisfaça e não limpar o prato sem pensar na sua barriga, na mente e só na boca.
Muita gente deve achar que estou com raiva da minha mãe por isso, más não estou não. Porque ela aprendeu assim, é uma pessoa muito simples e nunca teria feito isso se soubesse que não éra o certo.
Más hoje, sou mãe...meu filho mais velho, adolescente, tem problemas com a comida sim, não sei se contei pra vocês, meu pai é confeiteiro e ele e minha mãe tiveram uma confeitaria durante decadas (boa parte dos peso da família vem dai também), bom, quando meu filho éra pequeno, meus pais moravam na mesma rua que eu, e avós do primeiro neto, chodó da família, todos os dias ele ganhava doce. Sem contar com a alimentação cheia de massas e lanches, às vezes ele ia no MC duas a três vezes na semana. Conclusão, hoje precisamos brigar p/ ele comer uma salada, e brigar para parar de comer também, e está com sobrepeso.
Meu filho menor é o contrário, precisamos "brigar"p/ comer, me peguei ontem falando para ele que só iria passear no shopping para ver o Papai Noel se comece tudo. Gente, pensei que eu estivesse curada, tenho muito a aprender ainda sobre a alimentação. Tá certo que ele só olha pra comida e às vezes(quase sempre) come no máximo dois grãozinhos de feijão e não quer mais nada, más não posso falar isso pra ele, o que tenho a fazer e oferecer a comida e se não quer, não come, más só vai comer na próxima refeição, não vai trocar o almoço por leite, bolacha, doces, que é o que ele quer.
Não pensem que nunca ofereci uma salada aos meus filhos, engrossei o leite, etc. Más mente gorda é fogo, cadê o exemplo? Eles pararam de se alimentar direito conforme foram crescendo, e quem sou eu pra falar?
Beijos

14 comentários:

  1. Acho interessante vc estar fazendo esta analise. Isso ja eh um caminho para mudanca... Em relacao ao exemplo vc pode nao ter sido um exemplo, mas tenho certeza que agora esta sendo. Quantos anos tem o seu filho, o que esta com sobrepeso? Acho que na medida em q vc for mudando vc tbm vai conseguindo ajuda-lo.
    Seja como for, parabens pelo esforco, com certeza vc ta tentando fazer o melhor, para vc e para eles...
    Beijao,
    Mel

    ResponderExcluir
  2. é bem isso mesmo, este dia tb esta fazendo esta analise, parada na frente do drive tour do Mc, dava pena de ver o qnto de criança obesa que entrava naquele lugar,

    bjs e avante

    ResponderExcluir
  3. Oi Rose, tb penso muito como vc, minha mãe não me ensinou a comer salada nem frutas e hj eu sinto o sacrificio q é comer td isso certinho e todos os dias, realmente é um erro mas pensando em acertar sempre, qd for mãe vou me lembra disso e tentar não repetir o mesmo erro da minha mãe...
    Ah! Parabéns pela marca dos -10kg, estamos chegando lá, devagar e sempre o importante é não desistir.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. A calça é a mesma sim, mas não apertei, como ela é de lycra conseguia vesti-la mesmo estourando os botões, hj já não uso mais, ela tá asssim pq tá lavada aí encolhe um pouquinho, essa é minha calça de referência... rs
    Acho q a panturrilha cresce por cauda dos exercícios mesmo... akela de setembro morreu kakaka
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!!
    Tb tenho essa preocupação q vc tem sabe?
    Muitos ainda hoje acham q criança saudável, é criança com bochechão e barrigão rs
    Aqui a Mari tá na fase de não querer comer nas refeições principais, mas tb procuro fazer como vc, em não dar nada até a próxima. Mas acostumei ela comer todos os legumes e verduras, ela sente falta se não tiver.
    Quanto ao seu filhote mais velho, mesmo ele não tendo sido criado como o menor, poderá ser sim mais saudável, verá o seu exemplo, e sim nós somos os maiores exemplos deles.

    Senti sua falta lá em casa hein rs
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  6. Oi Rose, que saudade de você e dos seus posts maravilhosos! Mas a vida está uma correria ... rs
    Engraçado, aqui em casa sempre foi exatamente assim, como escreveu, aliás a minha mãe se orgulha de nos ter "ensinado a não deixar comida no prato". Resultado: somos uma família de "pesos-pesados"!
    Minha mãe mudou severamente a alimentação dela, come muitas frutas e verduras, mas meu pai faz "cara feia" até hoje se ele faz comida e a gente não come... pior que ele adora cozinhar coisas light, sabe (feijoada, rabada, virado, etc, rs) !
    Mas é ótimo esse seu raciocínio, principalmente isso de educar seus filhos. O segredo está em ensinar eles a fazerem as melhores escolhas, né!
    Amei seu post, aliás, seu blog inteiro está lindo!
    Um beijão amiga ...

    ResponderExcluir
  7. Oi Rose!!!
    Amiga eu sempre fui neurotica com esta coisa de engordar, quando tinha os filhos pequenos eu controlava a comida deles para não comer demais, coloquei os dois para fazer dança e esportes a partir dos 6 anos, minha filha fez ballet por 8 anos e o menino fez dança de salão e varios esportes, acredita q eu dava duas fatias de pão para minha filha e cortava em 4 pedaços para parecer bastante e ela comer só aquilo.Ela chegou aos 15 anos com 38 kg e 1,55 de altura, eu tinha pavor de imaginar eles gordos como eu sempre fui, a minha neura foi o contrario de muitas mães, nunca neguei comida a eles, mas dava bem pouco e sempre foquei q a gordura era feia e prejudicava a saúde.Mesmo assim minha filha hj com 21 anos vive na luta contra a balança, ela não é gorda,mas vive preocupada, me sinto culpada por isso, mas ela diz q foi muito bom tudo q fiz, pq deixou eles alerta para o problema q é mau de familia.
    Bela noite
    Beijão lindona

    ResponderExcluir
  8. HAAAA
    Meu mal estar deve ser gripe q vem por ai, a TPM esta distante ainda...To mal pra caramba hj...afffff

    ResponderExcluir
  9. hummmtbm ja pensei nisso...tbm trago os hábitos errados que herdei da minha mae e ja notei algumas vezes fazendo a mesma coisa pra minha filha....é uma mudança de dentro pra fora..algo que temos que mudar dia a dia....sorte pra nós!!!!rsrsrsrs beijocas!!!!

    ResponderExcluir
  10. Rose se ja é complicado a gente regrar nossa alimentação imagine as dos filhos então...

    Eu incentivo ao maximo a minha filha a ter habitos saudaveis, so deixo ela comer de tres em tres hras e to sempre lembrando ela q tem q beber agua...

    Mas criança é duro....

    Eu tbm fui criada com habitos super errados na alimentação e o resultado ta aqui, eu lutando contra a balança...

    Bjs!!

    ResponderExcluir
  11. Oi Rose.
    Você está coberta de razão. Meus pais também faziam eu e meu irmão limparmos o prato. Nos dias de hoje, fico indignada com as pessoas que deixam a comida sobrar no prato. Mas tínhamos hábitos saudáveis como comer legumes e verduras, além do que só podiamos beber refri aos domingos. Beijãozão!

    ResponderExcluir
  12. Acabei de colocar a foto da calça 40 que usei outro dia...hehe
    Depois passa lá para ver as bordas pulando...
    Beijinhos
    Gezinha

    ResponderExcluir
  13. Rose,

    quem disse que ser mãe seria fácil? Antes tivessemos um manual!
    É muito dificil fazermos as escolhas para nossos pequenos. E se isso te servir de consolo, garanto que todas nós "mães presente" na criação de nossos filhos, passamos por esses problemas com relação a alimentação.

    Quanto ao post que teu filho falou da bunda de mulher... foi lindo e ao mesmo tempo constrangedor, imagino. Desde pequenos, tentei passar a msg pros meus, que não existem pessoas gordas, magras, feias, bonitas, preta ou branca.
    Ensinei que as pessoas tem formatos diferente, tipo, triangulo, circulo e que todas têm "cor da pele" com tons diferentes.
    Mas infelizmente, a sociedade e a TV, ensina o contrário e acabamos pagando por isso.

    Bjo

    ResponderExcluir
  14. Oi amigaaa, desculpa por ter desaparecido derrepende:x
    e que eu viajei...
    vc ta bem?? beijinho;*

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, essa é a maior força que você me dá.