segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Um Espelho a Minha Frente.

Oiiii!!!!!
Internacional dia do recomeço para quem fez errado e dia de muita satisfação e alegria para quem conseguiu seguir suas metas.
Meus filhos melhoraram um pouco, pelo menos não têm febre.
Agora eu é que ando com muita falta de ar, quase não dormi a noite. E vi que a previsão do tempo não é muito animadora para quem está assim: tempo seco e calor.
Tive visitas, minha cunhada e família estiveram aqui no fim de semana. Eu estive conversando com ela(cunhada), que me contou sobre o drama que está vivendo com o marido( eles são os pais daquela sobrinha com sindrome de Down), ele é alcoolatra, está em tratamento, más sempre tem recaídas...na última quinta-feira, meu sobrinho chegou da faculdade, e encontrou o pai deitado, havia bebido e esquecido a menina na escola, já havia passado meia hora do horário de saída, sorte que ele chegou mais cedo, correu até a escola que fica uns dois quilometros da casa deles para pegar a irmã. 
Ela contando tudo isso, e eu pensando não só pelo lado dela, más comecei a mudar algumas palavras dela na minha mente, como se ela estivesse falando de mim, como um espelho a minha frente eu me enxergava do outro lado.
-Ele não quer se ajudar....eu ouvia: Ela não quer emagrecer...
-Ele precisa levar um sacode....ela precisa levar um sacode...
-Pegaram no pé dele para que ele não beba nunca mais....para que ela não coma nunca mais
-Ele é que tem que se ajudar....ela é que tem que se ajudar
-Ele tem que tomar vergonha na cara.....ela tem que tomar vergonha na cara
.......como se eu escutasse tudo isso direcionado a mim.

Contei tudo isso só pra dizer, que lendo sobre obesidade outro dia, cheguei em um parágrafo do livro que me chamou muito a atenção, dizia que a obesidade é como na recuperação de todo vício, é preciso controle. A Autora escreveu:
Como todo viciado, sei que posso fraquejar, voltar a comer descontroladamente e engordar. Isso
fica muito claro quando me permito comer as coisas das quais mais gosto. Sempre bate a vontade de comer sem parar. Não se preocupe, eu também antes jamais veria as coisas como vejo agora. Antes
nem tinha consciência de que, se quisesse ser "magra", teria que ser gorda para o resto da vida. Quanto
mais capacidade de autoconhecimento, maior o sucesso, porque cada um de nós vai fraquejar, em
horários diferentes, com comidas diferentes. Mas, se tivermos consciência de que podemos perder o
controle, temos todas as chances de conseguir nos controlar. 
A OBESIDADE NÃO TEM CURA. TEM CONTROLE
Exatamente como os dependentes químicos. Álcool, drogas, tanto faz. Percebi a semelhança assistindo
a um programa sobre recuperação de drogados. A ânsia, o desespero, o descontrole, a compulsão. Estavam falando de mim! É claro que os estragos que as drogas causam não têm comparação com os causados pela comida. A droga é um câncer social que destrói rápido. A comida é um câncer pessoal
que vai nos debilitando lentamente. Mas que também destrói o nosso organismo.
Trecho tirado do livro: Magra? Não, Gorda em Recuperação. Autora, Mirella Ciarline.

Foi a primeira vez que enxerguei a história de um viciado de forma diferente, me coloquei no lugar dele, e disse a minha cunhada para fazer isso também. Comparei eu e ela que com ele, ela que também é obesa, ficou me olhando, achando que eu estava louca a princípio, tipo:como assim nós somos vicíadas? Más perguntei a ela se ela queria emagrecer, ela respondeu que sim, eu perguntei então porque ela não conseguia e ela respondeu que sempre tentava, más fraquejava,  que era difícil, que ela não tinha tempo de fazer atividade física, que ela havia engordado só um pouquinho depois que emagreceu 16 kg, nem vou falar aqui quantos quilos eu acho que ela engordou, eu disse:
_Ai está a semelhança, você entendeu? Ele também está tentando, está fazendo o tratamento, está indo em reuniões de ajuda, em psiquiatra que diagnosticou depressão, em um centro espírita, está tentando, querendo melhorar, e não podemos é chama-lo de fracassado quando tem uma recaída, é claro que não iremos dizer que ele está certo, más não é porque bebeu uma lata de cerveja hoje que deve abandonar o tratamento achando que não vai dar certo......recomendei o livro pra ela também.
Agora eu pergunto: Quantas vezes você já ouviu dizer que um viciado não sai daquela situação porque ele não quer? Realmente é preciso querer, más além de querer, é preciso reconhecer, se auto entitular de depende sim, só assim, nós viciados podemos nos recuperar.
Hoje eu estou me recuperando.

As coisas aqui em casa estão bem atrasadas, pra variar, a casa está suja, roupas pra passar, lavar e organizar a casa toda, sem contar os ármarios da cozinha, que teriam que ser brancos más estão quase marrom, vou já cuidar disso tudo, e quem sabe consiga visitar vocês mais tarde.
Más antes, olha só essa brincadeira que  "roubei" da Lii Perônica, rsrs, é que gostei tanto, hahahahaha.



Quem der esse selinho para outra amiga, junto com ele tem que indicar um prato(almoço) do dia seguinte que a contemplada rs tem que tirar foto e postar ok?
Vou mandar para a minha amiga Regina (vi que vc queria ganhar): Rê, amanhã você terá que comer um prato de salada bem bonitão e nutritivo ou uma sopinha de legumes, tá bom?

Beijos, boa semana pra vocês.

11 comentários:

  1. Eh vdd td q vc escreveu ai amiga... cabe somente a nos nos ajudarmos... confiança, fé e determinação.... estaremos sempre juntas!

    Fico feliz que tenha gostado da brincadeira =D

    Grande beijo
    E uma semana leve, linda e LIGHT
    FICA COM DEUS

    ResponderExcluir
  2. Rô sem palavras apra falar mas é a verdade nua e crua eu outro dia estava lendo uma revista e vi que a pessoa falou bem assim vc não é compulsiva só porque vc come descontroladamente mas sim quando vc tb come e vai para a esteira e malha além do normal para compensar ai eu me encontrei na situação uma vez fui no Mac e quando cheguei fui direto para a bike então eu me vi nesta afirmativa ai comecei a pensar sobre, mas é a realidade nós temos que ser mais forte e dar o pontapé inicial bjs e que bom que os filhotes estão bem

    ResponderExcluir
  3. Oiii

    Nossa... pior é que tem horas que agente precisa fazer isso mesmo, pra conseguir enchergar de um angulo diferente, de uma forma que talvez traga resultados..
    Mais pra qualquer viciado ter um bom resultado e se livrar ele precisa querer e ter força de vontade, entoa vamos correr atras dos sonhos e metas, eu sei que vc é capaz de chegar onde vc quer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi amada. eu li esse livro bem no inicio da minha RA.. e de verdade, ele foi um divisor de aguas.. ´´E PRA SEMPRE.. é menos um dia pra sempre.. é só por hoje pra sempre.. somos viciadas mesmo.. e é taoo dificil de largar, quianto a bebida, o cigarro, a droga.. nada é facil na vida.
    Boa semana pra vc lindona.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga...
    olha que situação deste homem...
    me sinto como ele, uma viciada em doces, não consigo comer só um pouco, me sinto fraca tb, mais não é por isso que vou desistir de não acreditar em mim e ver que eu sou mais forte que qualquer outra coisa...
    tenha uma ótima semana...
    bjinhos flor

    ResponderExcluir
  6. NOSSA NUNCA TINHA COMPARADO ESSA SITUAÇÃO COM A OUTRA TUDO É VERDADE

    BJO

    ResponderExcluir
  7. oi Ro,
    Você está certa.... a gula é um descontrole emocional de nós gordinhas...
    Não é tão simples fechar a boca... não somos fofas pq queremos... isso vai muito além...
    Mas a gente vai conseguir!!
    Tem sorteio lá no blog, hein? Não perde...
    Tenha uma ótima semana!!
    Beijos
    Kika

    ResponderExcluir
  8. Oi Rô minha amiga

    Post verdadeiro demais
    Claro q tem q se ter vontade de mudar, mas não é só isso..vício é uma coisa muito séria,seja do q for. É uma dependêcia, e nenhuma dependência é boa não é?
    Realmente espero q seu cunhado se cure.

    E vc minha flor, está no caminho certo, tá sempre querendo acertar..esse é o caminho, sempre buscando respostas,mudando as estratégias.
    Tenho certeza q vai conseguir ;D

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Muitas vezes o vício se torna uma doença. E com ajuda e compreenção da família e amigos vamos resover esse problema.

    Beijos e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rê
    Sempre comparei minha obesidade, minha RA com o vicio de um alcoolatra..é triste amiga, mas tem coisas q não posso nem provar q ai boto tudo a perder, devoro até acabar e depois fico depre e lamentando...agora com o blog tenho aprendido a recomeçar sempre, depois de extrapolar volto ao foco, mas é triste viver se policiando...Amei o selinho, vou posta-lo...vc é super querida Rô...Obrigada pelo carinho de sempre.
    Bela semana
    Beijosss

    ResponderExcluir
  11. Vc falou a verdade, muitas vezes a compulsçao ataca e ficamos que nem um adicto afff, cruel.
    Adorei o blog, vou te seguir.

    bjssss

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, essa é a maior força que você me dá.