terça-feira, 25 de agosto de 2009

Emagreça de Dentro pra Fora

continuando o texto de ontem:(desculpa, não tive tempo de digitar tudo ontem, aqui está o texto inteiro)
"Oque faz uma pessoa se satisfazer com um único bombom, enquanto outra precisa devorar a caixa inteira? É um mistério chamado desejo. Uma força interna, uma pulsação em movimento expansivo, que remete a uma época inconsciente, quando era preciso mamar muito, quando se apoiar em prazeres orais era uma questão de sobrevivência.
A pessoa cresce, más é como se nunca mais encontrasse uma forma de prazer tão gratificante como a de colocar coisas na boca. Se está alegre come, se está trsite come, se está anciosa come. Acaba comendo tanto que se torna gorda.
Essa necessidade compulsiva de satisfação fabrica a fome e o organismo se adapta, entrando num padrão inchado, em crescente expansão ou de indas e vindas, como uma sanfona, quando reprime o desejo de comer. Isso dói emocionalmente, o desejo oral fala mais alto e volta-se à comilança.
Para escapar desse círculo vicioso, existe uma saída. Ela se encontra em um ato simples e involuntário: a respiração"
Não é possível, exceto p/ um monge budista, tornar a respiração integralmente voluntário. É muito difícil prestar atenção na forma de respirar, mas, p/ alguém tornar-se mais íntimo da respiração e entender como fabrica um corpo que quer inchar cada vez mais, bastam alguns minutos por dia de atenção ao próprio corpo.
AR GORDO
O ar não engorda, mas a forma como ele é colocado para dentro regula a maneira como a pessoa pulsa em direção ao mundo - e ao prato, claro. É quase simples: em primeiro lugar, todo gordo inspira mais ar doque expira. Essa forma de respirar exige uma quantidade maior de alimento. Assim como o ar sempre parece pouco, os prazeres orais também não têm fim.
O círculo viciosos é mais ou menos assim: come e sente-se forte, capaz de dar conta do próprio mundo. Quando diminui a comida e emagrece, sente-se fraco, dependente e então volta a comer e respirar acelerado fabricando mais necessidade de ganhar o mundo com a boca. O sofrimento maior é a dificuldade para lidar com os próprios sentimentos e principalmente para o mundo e os outros.
Más os progressos são inúmeros quando alguém se empenha em entender o próprio corpo.
Entender o corpo, em vez de reprimi-lo, é o primeiro passo para controlar as distorções e adotar atitudes magras no dia a dia.
Exercite-se, isso irá influenciar na sua respiração. Você pode caminhar, mas com prazer, ou se não gostar, prefira a dança do ventre, dança de salão, ginastica localizada, correr, ou outra atividade que te dê prazer.

Atitudes Magras: falar sem brigar, colocar limites sem se deixar invadir, escutar atentamente o que os outros falam, encontrar um meio-termo, ser menos radical e mais flexível, cumprir horários e regras, falar apenas o necessário(meu marido sempre diz: Deus nos deu dois ouvidos e apenas uma boca, isso para ouvir mais e falar menos), não sorrir quando não estiver com vontade, dizer não e sustentá-lo sem sentir culpa, perceber que o poder em excesso afasta você das pessoas e dos sentimentos, lembrar que laços afetivos não são prisões, dar ordens e assegurar-se de que serão cumpridas e que não vai sobrar p/ você, rever a relação com a família, delegar responsabilidades p/ assumir inteiramente as que são suas, reclamar menos e pensar antes de agir compulsivamente.

Beijos

4 comentários:

  1. Ótimas dicas, texto muito instrutivo
    Valeu mesmo minha querida
    bjinhus

    ResponderExcluir
  2. Acho que tudo começa na cabeça mesmo ... temos que trabalhar primeiro o psicologio e depois partir para a ação sempre mantendo o psicologico.

    ResponderExcluir
  3. Amore tem outro selinho pra vc lá no meu cantinho
    bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Rose,

    muito bom o post. Eu tento fazer várias dessas recomendações, mas aprendi isso com a vida mesmo. Fiquei tão feliz agora quando li e vi que tenho muitas "atitudes positivas".

    Xero

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, essa é a maior força que você me dá.