segunda-feira, 19 de abril de 2010

Engasgada.

Olá!
Estou chateada com uma coisinha que aconteceu esse final de semana. Como já disse antes aqui, tenho uma sobrinha especial, ela tem Sindrome de Down. Ela e a família, estiveram nos visitando.
É muito amada por todos nós, é muito inteligente, alegre, adora dançar, conversar, contar histórias...uma criança, que com todas as suas "limitações", é normal. Porque como já disse aqui antes: SER DIFERENTE É NORMAL. (VISITE O SITE).
Meu filho foi ao shopping no sábado com uns amigos, e um deles guardou algumas coisas na mochila dele e esqueceu de pegar. Então, ontem a noite a mãe do garoto veio com ele aqui para buscar.
Eu só a conhecia das reuniões escolares, moramos em bairros diferentes.
A minha sobrinha, meu filho caçula e uma amiguinha foram comigo até o portão. Como é muito comunicativa, a Dú(sobrinha) foi logo falando oi e perguntando pra eles se estavam bem, foi quando eu apresentei e disse ao garoto e a mãe que ela era minha sobrinha e disse seu nome.... A mãe do menino soltou:
_AH!!!
E fez sinal na cabeça circulando o dedo indicador. Aquele sinal que se interpreta como dizendo que a pessoa é louca sabem?
Gente, ela não respondeu o oi da menina, não disse se estava bem ou não, não cumprimentou e ainda fez o sinal.
Sabem porque estou mal hoje, porque como sabem não é do meu feitio ficar quieta, e engoli a seco, primeiro pela Dú, e segundo porque o pai dela estava de costas pra mim, mexendo no porta malas do carro não viu a situação, e eu não quis que ele soubesse.
Estou muito chateada, sei que preconceito vamos enfrentar a vida inteira, e que essas pessoas preconceituosas são ignorantes, dignas de pena. Muitos deles tem pena da pessoa que é especial, ou do cadeirante, ou do deficiente visual, más digno de pena é o preconceituoso, por se achar melhor que o próximo, se achar mais capaz, e por não se dar o direito de aprender que na vida, o mais importante é o amor ao próximo. O resto é apenas resto. E que todos nós somos diferentes más somos iguais.
Outra coisa que a fulana disse:
_Que lindas elas são.
E apontou a amiguinha do meu filho e meu filhO (ele tem cabelo comprido), várias pessoas já chamaram ele de menina, eu nem ligaria, apenas corrigiria, más pensei na hora, está olhando pra ele com os olhos do preconceito, e nem corrigi.
Depois ela perguntou:
_E o bebê como está?
Eu disse a ela que o meu bebê era aquele que ela chamou de menina.
Ela ficou sem graça sim, más não me valeu de nada, eu estava tão mordida que na hora de ensiná-la a ir embora, não sabia nem mais onde morava, gente não conseguia explicar nada.
Quando entramos a Dú me perguntou porque ela disse só que o Erick e a Bruna eram bonitos e ela não. Ai eu disse pra ela que algumas pessoas tem dificuldade de arrumar amizades, não sabem ser gentiz e que se alguém não quizer a amizade dela que ela deixe essa pessoa pra lá, e procure quem é amigo de verdade. Disse que eu a acho linda, e que um montão de gente acha também.
Fiquei pensando sabem: apesar de um montão de coisas que acho que podem ser melhoradas na Dú para um convivio melhor em sociedade, nada no mundo vai tirar o preconceito da cabeça dessas pessoas. Más o que importa mesmo é ela estar bem, avançar as barreiras que a vida lhe impôs uma a uma, assim como nós mesmo, os ditos"normais" temos que avançar também. E os outros?........rezar por eles.
Não contei nada ainda ao meu marido, más vou fazer. Não vou proibir meu filho de sair com o filho dela, más vou contar também o que a conteceu e falar um pouco sobre esse tipo de situação e pedir para que ele tenha cuidado. Ele já sabe que não admitimos preconceito aqui em casa, e ele próprio se diz contra isso, más nunca é demais orientar, já que nessa faze em que ele está os amigos são tão importantes, não quero que seus valores mudem.

Essa é minha sobrinha querida, e LINDA. Te amo Dú.

Esse é meu lindinho de cabelão sim, porque não?



Cardápio do fim de semana:
Sábado: Macarrão à bolonhesa para o almoço e empadão a noite. Que pecado.
Domingo: Churrasco acompanhado de salada de rúcula, vinagrete, maionese, arroz e salada de frutas.
O cardápio realmente foi gordo, más não exagerei , não fiquei beliscando, fiz meu prato contando os pontos e só. A salada de frutas foi temperada com adoçante culinário, ficou deliciosa e contou pouquinhos pontos. Já o empadão de sábado....abafa o caso, brincadeira, comi uma fatia, estava delicioso, más parei por aí.

Cardápio do filho:
Sexta-feira:
Espaguete com molho feito com filé de peixe, tomate, vagem e agrião.

sábado e domingo comeu o mesmo que nós.

Brincadeira do dia:

Montamos quebra-cabeça (amo)e brincaremos de esconde-esconde mais tarde.

OQUE VOU FAZER HOJE?

Colocar roupa na máquina e lavar pelo menos 1 edredon (preparação para os dias de friozinho que devem chegar logo logo).

Arrumar e limpar a casa (está uma bagunça daquelas, as crianças aprontaram mesmo).

Organizar a lavanderia e dispensa.


Beijos

12 comentários:

  1. Olá!
    Sou nova por aqui, passei para conhecer o seu cantinho e vi no seu ´ltimo post, o quão maravilhosa você deve ser. Sua sobrinha é linda, seu filho também. Dê uma banana pra esse povo preconceituoso e sem noção. Sou professora e a minha escola é uma das poucas inclusivas de verdade, temos uma luta diária contra o preconceito, contra o desrespeito, mas tenho certeza que um dia isso vai acabar.
    Será que eu posso te linkar?
    Tomara que sim, pois, sinto que temos muita coisa em comum.
    Tenha uma semana iluminada!
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. oii amiga,

    que podre de espírito e essa mulher, tenho pena dessas pessoas ignorantes e mediócres, infelizmente estamos rodeados de pessoas preconceituosas isso acontece todos os dias em todos os lugares e eu não aceito uma coisa dessas acho de tamanha maldade ainda mas com uma criança.
    olha ela e linda e muito mas inteligente que alguns marmanjos.
    esquente não querida.
    de alguma forma essa mulher vai ter o troco dela,beijos e tenha uma linda semana

    ResponderExcluir
  3. Oi Rose querida!!
    Infelizmente tem muitas dessas mulheres( e homens tb claro) por aí.
    Eu nem sei te dizer o q me dá vontade de fazer com uma pessoa assim, mas no fundo eu tenho é pena mesmo.
    Ignorante, idiota, sem noção, bitolada, ridícula, desculpe mas são esses os adjetivos q me v~em a cabeça pra falar dela, aff
    Sua sobrinha é linda!!! Q coisa fofa.
    E não dá pra ficar sem falar desse princepizinho q vc tem aí hein!!
    Que coisa mais gostooosaaa, me dá ele Rose?? rsrs

    Aí, a culpa é toda sua, agora tô co vontade de comer empadão unf!!! rsrs
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  4. Oie...Infelizmente existem pessoas assim mas não fique triste não...sua sobrinha é linda e tenho certeza muito especial!
    Seu filhote tbm é lindo!
    Linda familia!
    beijooo grande
    semaninha light p vc!

    ResponderExcluir
  5. Ai Rose eu já não deixaria meu filho ficar perto do filho dela não, já cortaria sutilmente, sei que eles não tem culpa mas vai ser ignorante desse jeito na sua casa, mas este tipo de preconceito é fogo viu eu fico até sem palavras me dá raiva um beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi Rose
    Eu não me admiro com este tipo de gente amiga,convivi com o preconceito na maior cara de pau das pessoas e muitas vezes eu disse, não é retardada, não é mongoloide, não é aleijado, são especiais, amáveis, espertos, carinhosos, anjos de luz, deixava os besta de boca aberta sem saber oq dizer, Rose eu amo criança, já trabalhei em escola maternal por alguns anos e na APAE, hj se eu tivesse q escolher sem duvida eu voltaria para a APAE, as ditas crianças normais muitas vezes são mais difícil de lidar, de aceitar normas, regras,e as especiais nos escuta, quer aprender, se acham seguros fazendo oq as prof falam...Tua sobrinha é lindaaaa, parabéns amiga...o fiote então tem carinha de sapeca...curta muito ele nesta fase, crescem rápido amiga.

    Um bela semana...

    Haaa eu quero empadãoooo...afff q esta mulher vem mexer com oq ta quieto dentro de mim.rsrsrsr

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Rose,

    o ser humano é tão alienado que chega a ser ignorante. Vc foi apresentada a ignorância da ignorância.
    As pessoas criam suas concepções e não procuram melhor se informar ou reformular seus conceitos por pura ignorância.
    Infelizmente, o mundo está cheio de pessoas como essa - mas para nossa sorte, também existem aquelas que fazem a diferença como vc!
    Espero que vc fique bem.

    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Oi Rose
    Amiga até pensei nos netos, genro, nora, filhos, mas sabe oq noto filhos vão vivendo a vida deles, trabalho, estudos, e depois familia e vão tendo menos tempo para os pais, sei q vai existir reuniões de familia, mas vai ser raro e ai damos um jeito, queremos um AP pequeno pq vamos viver uma tempo na praia e uns dias em Caxias, marido aposentado não quer ficar parado.Sobre o acidente do meu marido não tenho problema em falar querida, amanhã dia 21/04 faz 16 anos q ele sofreu um acidente de moto, era começo de feriadão e de madrugada ele voltava para casa do trabalho onde em um cruzamento dois carros faziam pega, ele de capacete olhou e achou q dava tempo de passar e um dos carro pegou ele, lembro q ele não voltou pra casa e no outro dia eu fui procura-lo nos hospitais, achei ele todo quebrado e em coma, ficou em coma por 45 dias, quando acordou era uma criança, fazia tudo na roupa, não comia sozinho, ai o hospital montou uma UTI na minha sala onde cuidei dele por 6 anos, foram 18 cirúrgias, varias vezes na UTI para morrer, em 2000 o médico quis fazer uma cirurgia teste q nunca tinha feito e nós aprovamos, foi ai q o médico conseguiu tira-lo dos aparelhos, ele fez uma cirurgia sem pontos no pescoço, ele costurou o queixo do meu marido no peito e onde precisava grudar a pele não tinha pontos, crudou só encostado, os pontos nas cirurgias anteriores criava uma carne morta q chamam de defesa do organismo e aquela carne crescia fechando a traquéia impedindo ele de respirar, com esta nova experiência sem pontos a carne não cresceu e deu tudo certo, do acidente o único problema q ele tem é q ficou quase mudo, ele fala super baixo, difícil de entender, faz fono e fez por anos acompanhamento psicológico, pq ele era muito revoltado com oq aconteceu. Quem disse q a vida é um mar de rosas né...Cada pessoa carrega sua cruz, tem sua historia, umas pesada, outras mais leves, ainda acho q existe coisas muito piores no mundo, conheci pessoas abandonada no hospital pela familia, sabe amiga, no começo de um problema deste todos aparecem , mas passou uma semana, duas, cada um vai viver sua vida e eu fiquei sozinha com meus pais q foram os únicos q me ajudaram, tinha dois filhos pequenos, salário de inss, vendi todos os bens q tinhamos para salvar a vida do Paulo, quando vi q ia ficar na rua sem minha casa, ai coloquei a unimed na justiça e ganhei todo o resto do tratamento dele, mesmo assim a divida de remédios ficou um rombo na empresa q ele trabalhava, agora q estamos nos erguendo , dando a volta , mas graças a Deus ele esta vivo e com saúde, é um marido de ouro, eu faria tudo novamente e se fosse preciso até ele morrer eu cuidaria dele na cama.Ele as vezes diz cada coisa , tipo que eu sou a florzinha dele e q ele vai cuidar de mim para sempre, eu pergunto se é gratidão ele diz q é amor.Agora vc entende tb o pq da minha filha ter problemas psicológicos, este acidente afetou demais ela, ela ficou adulta muito rápido, sentia q precisava cuidar do irmão pq a mãe cuidava do pai, choramos muito abraçados sobre o corpo do pai doente, eles viam os aparelhos, ele com sondas, ele varias vezes sem respirar quase morrendo na frente das crianças.Passado graças a Deus...desculpa o livro q escrevi, achei q vc entenderia melhor se eu desse alguns detalhes, é uma grande amiga e gosto de falar com vc, pena q estamos tão distantes.Não perca o fiotinho de vista amiga, estas crianças sapequinhas são um perigo, eu vivia com o meu do lado e mesmo assim perdemos as contas de tantos pontos q ele tem no corpo das quedas e aprontadas q fazia.
    Uma bela tarde
    Beijosss

    ResponderExcluir
  9. tem gente que é taoooooooo ignorante e preconceituosa ne?!mtas falam q nao sao,mas nao hora que precisam mostrar tem atitudes tao pequenas...da ate vergonha ne?!

    pois é mue blog as vezes ta ruim ne,mas ja to vendo isso

    um otimo dia p vc!!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Como pode estarmos no ano de 2010 e ainda existir pessoas com esse pensamento???

    a gente ter que ter dó. Orar por pessoas assim,para que possam ter a oportunidade de descobrir coisas importantes na vida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi minha querida!!!
    Tudo bem por aí??
    Espero q sim!
    Passei pra te desejar um bom fim de feriado

    Ahh, o maridão ficou irritadíssimo com a derrota do flamerda dele rsrs, mas eu soube fazer isso passar logo, afinal não iria aguentar muito mau humor não rsrs
    bjinhus

    ResponderExcluir
  12. Oi Rose!
    Nossa fiquei indignada com isso q aconteceu com vcs...
    Affe como pode ter pessoas desse jeito??
    Quem é louca é essa mulher, isso sim!
    AiAi isso é de rodar a baiana né??
    Rose parabéns pelo post, ainda bem q temos pessoas igual a vc nesse mundo!!

    A De é linda imagino como ela deve ser simpática e adoravel.
    Se bebê tbm é lindo, eu adoro esse cabelinho dele sabia?

    SEmpre entro no seu blog pra dar uma olhadinha, mais nunca comento, mais tbm nunca te esqueço viu!
    beijo MY

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, essa é a maior força que você me dá.