terça-feira, 1 de setembro de 2009

Educação Começa em Casa

Realmente ser mãe é muito bom, más qdo a adolescência chega dá desespero, meu filho é um bom garoto(13 anos), sempre foi o melhor aluno da escola, sempre foi muito educado, gentil, caseiro, acho que fiquei mal acostumada, agora esquece de fazer as tarefas de casa, não entrega os trabalhos, não estuda p/ a prova, está de recuperação e não estudou, foi mal na prova novamente entregou o trabalho de recuperação pela metade e ficou bravo com a professora pq disse que ela não mandou estudar tudo oque caiu, e que não disse que éra p/ fazer o trabalho mais completo, más eu disse a ele que ele não estudou nada, nem oque ele sabia que iria cair, como vai poder reclamar, coisas que parecem bobas, más que tiram qualquer pai e mãe do sério, porque inteligente ele é, más não tem tempo mais p/ os estudos, só tem tempo p/ os amigos, músicas, passeios, computador. Sei que isso vai passar, pode ser normal na adolescência, más como mãe, estou fazendo meu papel, mostrar p/ ele que o estudo é importante, assim como também é importante ter perto de si seus amigos, passear, conversar, ouvir música, se cuidar...
(na verdade é mais difícil você ensinar, falar e mandar doque ir lá e fazer). Ele ficou de recuperação em uma e eu quero saber dele oque está acontecendo. Já tentamos não falar nada, deixar ele se virar, estudar quando quer, como quer, fazer a lição só se lembrar, más recebi um email da escola, pq ele não estava fazendo nada. Ou seja, foi pior.
Estive analizando desde ontem, e cheguei a seguinte conclusão: não posso obriga-lo a ser o melhor aluno como antes (nem acho que isso seja o mais importante), más vou continuar cobrando dele os estudos, não estou errada, vou sentar com ele e conversar, perguntar oque ele quer, oque ele acha que está errado, e se tiver alguma coisa que eu faça de errado vou me desculpar e tentar corrigir, más vou mostrar p/ ele os pontos que ele está errado tb, más sem acusar, vou tentar fazer ele descobrir quais são. O ponto principal, é que ele está muito grosso com agente, chegando a gritar, e isso não vamos admitir.
Adiei muitas coisas que iria fazer para cuidar melhor dos meus filhos, por decisão minha, e não estou arrependida por isso, pelo contrário, naquele momento éra o melhor a fazer. Agora está chegando a hora de cuidar mais de mim, ser a protagonista da minha história. Vou conseguir.
Estou desabafando aqui porque senão vejo a diferença na balança, então estou colocando tudo pra fora, principalmente os kg extras, bjs.

8 comentários:

  1. A adolescencia é um fase difícil tanto pros pais quanto pros filhos, mas a conversa é a melhor maneira de encontrar em entendimento entre os dois lados! Conversa com ele sim, que as vzs ele pode conseguir ver onde estão os problemas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga eu não tenho filhos, nuk passei por isto, mas sei por mim q na adolescencia tive momentos parecidos com o do teu filho minha mãe me cobrava bastante, na época eu não entendia cheguei a ficar com raiva dela, mas hoje eu sei q tudo q ela fez foi para meu bem, nuk reprovei nenhum ano,porém peguei várias vezes exame em algumas matérias e isto minha mãe n admitia, passei aos 20 anos (ano passado) num concurso publico (é nisto q eu trabalho), em primeiro lugar, e eram 35 candidatos por vaga. Sou feliz e agradecida a minha mãe, qro fazer mais uma faculdade para me especializar no q eu faço e axo q todas as mães tem o direito e o dever de cobrar dos filhos nos estudos. Bjão qrida

    ResponderExcluir
  3. Nossa amiga, que situação hein..
    Ore a Deus pra Ele entrar na tua casa e organizar essas coisas. Beijo

    ResponderExcluir
  4. Vc sabe que tenho 4 filhotes né? O Fê tem 12 anos...quase 13 e estou também sofrendo um pouquinho já há um ano mais ou menos... Ele continua ainda sendo um bom aluno, mas caiu um pouco, teve uma época que estava exagerando na falta de respeito "conosco", pq com os outros era uma seda! Vou a todas reuniões, cobro muito, ele resmunga muito. ...vive muito mal humorado...vive falando : tédio de vida!!! que droga!!! rsrsrs...olha amiga, a aborrescência é complicado. Tenho tentado cobrar com firmesa e ao mesmo tempo ser bem carinhosa, todas as noites vou ao quarto dele dar beijinhos para dormir, faço um carinho na cabeça... isso tem melhorado um pouco( não fazia a um tempo). Mas o que ajudou mesmo foi a firmesa com que meu esposo tratou nossos momentos de crise...lembre-se nós somos as mãos que afagam educando mas os maridões são os dois braços delas. Adorei sua visita, se precisar de mais informações sobre a escola, estou a disposição.Fica com DEUS

    ResponderExcluir
  5. é isso ai agora é a sua Hora, sente e faça uma reunião familiar coloque tudo pra fora, e esperem perceber que vc esta determinada a mudar.

    bjs e avante

    ResponderExcluir
  6. Oi Rose, vi que vc postou um comentário no blog da Ellis que vc não consegue abrir o blog da Karen, tbm tinha esse problema quando usava o navegador Internet Explorer 6.0, tenta usar um mais atualizado ou o Mozilla, dá certo!
    bjus

    ResponderExcluir
  7. Oi Rose.Amei seu comentário lá no meu cantinho.
    Oq posso dizer nessa hora, é q vc está no caminho certo e é uma ótima mãe, apesar de eu não ser muito experiente pois minha filha só tem 3 aninhos...vejo em vc uma mãe amorosa, centrada e q não vai perder as rédeas da situação, pq isso tudo é pra ele, é pra educação dele.
    Adolescência é uma fase em só acreditamos em nós mesmos ou em pessoas q têm a mesma idade q nós, digo isso pq foi assim comigo, não fui vamos dizer assim uma rebelde sem causa, mas pra mim nunca meus pais estavam certos...mesmo assim minha mãe nunca deixou a peteca cair e sempre conversava comigo, tentava organizar passeios com minhas amigas de uma forma q ela pudesse estar junto tb, para poder se aproximar...vc me lembra ela ao falar q vai conversar pra saber onde está errando pra consertar, minha mãe fazia a mesma coisa. Graças a Deus aquela fase passou e minha mãe sempre foi minha melhor amiga desde então. Ela sabe tudo de mim.
    Tenha em mente q isso tudo vai passar e q vc está no caminho certo.
    bjinhus

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar, essa é a maior força que você me dá.